Picos de Europa
Isto para dizer que foi das viagens mais cansativas da minha vida, mas sem dúvida, também das melhores.
Saímos de Coimbra no sábado, por volta das 15 horas,eu e mais 45 cromos (maioria de Biologia, uma meia dúzia de Eng. do Ambiente, todos a fazer Ecologia Geral II) acompanhados de 5 docentes/investigadoras do Departamento de Botânica da FCTUC.
E após 10 longas horas de autocarrro chegámos finalmente a Cangas de Onis (Asturias) às 2 da manha, hora local (1 da manhã em Portugal portanto).
Ficámos alojados em La Posada del Monasterio, uma pousada muito pequena, em que os quartos não eram nada de especial (aqui vai o meu, ainda vazio),
mas com um exterior, muito agradavél e uma sala de convívio espectacular, que deu para aproveitar bem o pouco tempo livre que tivémos.
Na manhã de domingo a alvorada foi dura, 9h20 tínhamos de estar a partir para a primeira caminhada na montanha. Fomos de autocarro até ao Centro de Interpretación Pedro Pidal em Buferrera,
o dia estava bastante enevoado, ajudando o motorista na sua tarefa de se enganar no caminho. Chegados ao local não se via nada a um palmo de distância até que em 5 minutos se pôs assim,
depois de almoço fomos dar uma caminhada de cerca de 8km por um circuito chamado "Ruta de los Lagos", aqui ficam algumas das fotos tiradas nesse percurso:
o ínicio do trajecto, a paisagem é ainda mais bonita ao vivo...
a entrada na mina de Burrefera, agora desactivada, tranformada para servir como museu in situ da actividade que ali se fazia..
(to be continue..)